Mapas de cidades ao alcance do telefone

Por The New York Times

Existem centenas de aplicativos de celular que ajudam a navegar em sistemas de trânsito do mundo todo (Foto: Getty)
Em algumas cidades, sacar um mapa de trânsito é um convite aberto aos pedidos de mendigos, vigaristas e serviços de transporte. Mas você pode fugir de tais perturbações se tiver um smartphone. Mas cuidado para não ser roubado pela sua operadora de celular ou por um desenvolvedor de software incompetente.
Existem centenas de aplicativos de celular que ajudam a navegar em sistemas de trânsito do mundo todo. Quase todos são fáceis de criar, porque muitas cidades distribuem suas informações de trânsito de forma ampla, e podem ser lucrativos. Mas esses aplicativos também podem ser uma dor de cabeça para os desenvolvedores a longo prazo, pois rotas e o serviço de informação de trânsito podem mudar com frequência em qualquer cidade. E se você, como consumidor, fizer o download de um aplicativo que tem vida curta, pode pagar caro pelo tempo desperdiçado, ou pior, por uma viagem para o lado errado da cidade.
Os usuários em algumas cidades, como Nova York, beneficiam-se de um punhado de bons aplicativos, como Exit Strategy NYC (4 dólares para iPhone e BlackBerry, 3 dólares para o Android) e HopStop (gratuito apenas para o iPhone), feitos por desenvolvedores de software com planos de longo prazo. Em outras cidades é mais complicado.
Planeje fazer uma pequena pesquisa para identificar um ou dois aplicativos específicos de cidades, como MyTransit Washington DC (1 dólar no iPhone), ou iTrans CTA Chicago (2 dólares no iPhone), que valem o preço. Os usuários do iPhone, Windows Mobile e BlackBerry podem aumentar suas possibilidades ao carregar o aplicativo gratuito MetrO, que abrange cerca de 400 cidades em todo o mundo. E os usuários do Android podem se safar ao carregar o aplicativo também gratuito AnyStop, que abrange 125 cidades do mundo.
O MetrO não precisa de conexão à internet para funcionar e oferece um menu para pontos de parada e locais de interesse, caso você não saiba a estação mais próxima da Torre Eiffel, por exemplo. Ele também inclui informações sobre os sistemas de ônibus, como aqueles em Sydney ou em Berlim, que outros aplicativos não tem.
O AnyStop também é fácil de usar, mas requer conexão de rede para seus melhores recursos. Em um deles, conta com uma função de GPS para encontrar a localização do usuário e compará-la à dos locais de trem e ônibus para então calcular o tempo de chegada à estação mais próxima. Tais previsões de chegada estão disponíveis para quase metade das cidades do AnyStop, incluindo as linhas de São Francisco e as do transporte coletivo em Boulder, no Colorado.
Brendan Nee, um dos desenvolvedores do AnyStop, disse que o aplicativo atende melhor quem já conheciam as rotas e querem otimizar seu tempo de viagem. Passageiros habituais encontrarão maior utilidade nele do que os turistas.
Para os turistas, aplicativos específicos são, frequentemente, as melhores opções. O aplicativo The Metro Paris (1 dólar, iTunes), por exemplo, recebe boa avaliação dos usuários pela facilidade de utilização e ferramentas para planejar o itinerário. Uma nova atualização para o aplicativo inclui uma camada com caixas eletrônicos nas proximidades de um determinado banco, por exemplo. Alguns usuários reclamam que recursos como estes estão disponíveis apenas se você tiver internet ou conexão pelo celular, o que pode ser um inconveniente.
Google - Se acontecer de você ter baixado um aplicativo de trânsito estrangeiro que não funciona bem, só precisa abrir um navegador de celular e usar o Google Maps. Você não vai encontrar o aplicativo no AppWorld do BlackBerry. No lugar disso, acesse maps.google.com. O Google atualizou recentemente seus serviços para incluir mapas detalhados e informações de trânsito local de 446 cidades, o que abrange cerca de cem cidades a mais do que a versão antiga. Novas cidades incluem Boston, Philadelphia, Toronto e toda a Dinamarca.
A beleza do aplicativo é seu equilíbrio entre simplicidade e abrangência. Se você tem um celular com GPS, o aplicativo vai detectar sua localização, então você pode digitar seu destino e ele oferecerá opções de rota. As rotas mais rápidas aparecem em primeiro lugar nos resultados e, em algumas cidades, o tempo de viagem leva em consideração os intervalos entre ônibus ou trens para uma rota.
O Google Maps tem uma grande desvantagem, na medida em que só funciona se você tiver uma conexão de celular ou Wi-Fi. Isso não é um problema se sua cidade tem grande cobertura Wi-Fi e boa conectividade para celular, ou se você estiver em viagens domésticas, em que não vai se preocupar com as taxas exorbitantes de roaming para transmissão de dados. Mas isto é frequentemente um problema no metro, onde o sinal é fraco e o viajante muito provavelmente precisará de mapas.
Anthony House, um porta-voz do Google, disse que a empresa considerou um recurso que permitiria aos usuários o download de mapas locais. Mas, enquanto isso, dependendo das taxas de roaming internacional de telefone, você pode pagar caro por cada minuto que se leva para procurar o seu destino e digitar o percurso. Nesse caso, as opções diminuem para duas: pegue um táxi ou abra um mapa de verdade e declare seu status de turista com orgulho.

Copyright © 2009 Enderson Marques All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates