Aluguel de carros elétricos será moda em Paris

Depois do sucesso do sistema de aluguel de bicicletas em Paris, as famosas vélibs, criado em 2007, a cidade se prepara para o Autolib – o compartilhamento decarros elétricos, que deve começar a funcionar, no máximo, no início de 2011.
Serão 1.400 pontos, espalhados por Paris e em seus arredores, onde os usuários poderão alugar um dos 4 mil veículos elétricos disponíveis para se deslocarem até seu destino. A devolução pode ser feita em qualquer outro posto que seja conveniente para o motorista. Ali, também será possível recarregá-los. Hoje, os parisienses já contam com um esquema assim para carros movidos a combustível fóssil.
De acordo com a revista BusinessWeek, o aluguel dos automóveis elétricos deve ficar entre 6 e 9 dólares por meia hora de uso.
Já tem quem seja contra a iniciativa sob os argumentos de que a prática incentivaria o uso do carro e aumentaria os congestionamentos na cidade. Por outro lado, o hábito do aluguel poderia diminuir a compra de veículos e ainda ajudaria a reduzir as emissões de carbono de Paris em 22 mil toneladas em um ano.