Artes
Refletir sobre o passado e apontar as possibilidades do futuro das telecomunicações é a proposta de Tão longe, tão perto - As Telecomunicações e a Sociedade. Organizada pela Fundação Telefônica, a exposição tem curadoria do físico e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Peter Schulz.
A mostra, que acontece no Museu de Arte Brasileira da FAAP, possibilita abrir para o público paulista, pela primeira vez, o acervo do Núcleo Memória Telefônica e, ao mesmo tempo, estimular o visitante a expressar suas expectativas em relação às telecomunicações e como estas podem contribuir para melhorar sua vida no futuro. O "futuro do passado" e o "futuro contemporâneo", visões do futuro ontem e hoje, pontuam as bases conceituais da mostra.
Assim, a mostra revela como as invenções muitas vezes aconteceram bem antes de sua concretização na sociedade, e como alguns experimentos antigos abriram caminhos para as novas tecnologias. Também revela como o presente já está construindo o futuro das descobertas científicas, que serão assimiladas ou não, conforme os anseios sociais - comportamental e econômico - de cada época.
"É uma grande oportunidade para o público conhecer um pouco mais da história das telecomunicações no País e refletir sobre como a evolução tecnológica nesta área poderá influenciar a vida no futuro", afirma Antonio Carlos Valente, presidente do Grupo Telefônica no Brasil. Museu de Arte Brasileira FAAP - R. Alagoas, 903, Higienópolis, São Paulo, SP. Tel: 11 3662 7198. Entrada franca. Terça a sexta das 10h às 20h. Sábados, domingos e feriados das 13h às 17h.
VOLTA AO PASSADO MAPEIA OBRA DE MAUREEN BISILLIAT
Além das fotografias, o documentário Xingu/Terra, produzido na década de 80 por Bisilliat e Lúcio Kodato a partir de gravações na aldeia Mehinako, no Alto Xingu, também faz parte da exposição. Centro Cultural FIESP - Av. Paulista, 1313, Bela Vista, São Paulo, SP. Tel: 11 3146 7405. Entrada franca. Segundas das 11h às 20h. Terça a sábado das 10h às 20h e domingos das 10h às 19h.
| A G E N D A SÃO PAULO Até 11/4 - Os Anos JK - A Era do Novo - Marcado como "os anos dourados" do Brasil, o governo de Juscelino Kubitschek é retratado em um passeio histórico que reproduz esta época de esplendor e ufanismo. Caixa Cultural - Pça. da Sé, 111, Sé. Tel: 11 3321 4400. Entrada franca. Terça a domingo das 9h às 21h. Até 2/5 - Coleção Brasiliana Itaú - Na exposição, o britânico Samuel Walters resgata o trabalho de viajantes que cruzaram o Brasil no passado e deixaram obras cujo valor artístico se equipara ao histórico. Pinacoteca do Estado - Pça. da Luz, 2, Bom Retiro. Tel: 11 3324 1000. R$ 6. Terça a domingo das 10h às 17h30 RIO DE JANEIRO 7/4 a 6/6 - Einstein - Mostra sobre o legado científico e cultural do físico alemão Albert Einstein, adaptada e ampliada a partir de uma mostra concebida pelo Museu Americano de História Natural, em Nova York. As instalações exibem objetos pessoais, fotos, fac-símiles de cartas e manuscritos e máquinas interativas, há também projeção de filmes em 3D explicando as teorias da relatividade. Museu Histórico Nacional - Pça. Marechal Âncora, s/nº. Tel: 21 2550 9220. R$ 6. Terça a sexta das 10h às 17h30. Sábados, domingos e feriados das 14h às 18h. PORTO ALEGRE Até 18/4 - Que Isto Fique Entre Nós - A exposição traz uma série de trabalhos produzidos em diversos materias, mas que apresentam uma unidade visual. São fotos de colagens eróticas, desenhos sobre pasta de plástico com ETs, entre outros. Museu do Trabalho - R. dos Andradas, 230, Centro. Tel: 51 3227 5196. Entrada franca. Terça a sábado das 13h30 às 18h30. Domingos das 14h às 18h30. |