Dr. House na literatura

Acaba de chegar ao Brasil o livro “O Vendedor de Armas”, primeiro romance do ator Hugh Laurie, protagonista de “House”, uma das séries de TV mais aclamadas da atualidade em todo o mundo. Mais conhecido pelo médico arrogante e ranzinza que protagoniza o bem-sucedido seriado, o ator inglês Hugh Laurie, 50 anos, também aventura-se em outras áreas, como a música e a literatura – sem falar no talento para o remo, herdado do pai, medalha de ouro no esporte nos Jogos Olímpicos de 1948. O livro do ator só está chegando às livrarias do Brasil agora, publicado pela editora Planeta, mas foi escrito há mais de 14 anos. Laurie escreveu o romance “O Vendedor de Armas”, em 1996, quando atuou ao lado de Gleen Close no filme “101 Dálmatas”.

A divertida trama começa quando o ex-militar do exército britânico Thomas Lang recebe uma proposta de 100 mil dólares para matar um empresário norte-americano. Lang não só recusa a oferta como decide avisar a possível vítima sobre o plano. A partir daí, o personagem entra numa história que envolve a indústria de armamentos, a CIA, grupos terroristas, advogados inescrupulosos e, para variar, belas mulheres. Assim como House, Lang é o típico anti-herói. Ao mesmo tempo em que enfrenta poderosos que matam inocentes por uma boa quantia de dólares, não hesita em fazer uma pausa na sua missão humanitária para flertar com toda e qualquer mulher que cruzar seu caminho ou consumir doses generosas de bebidas e cigarros.

Outra característica do personagem, que também é o narrador do livro, é a visão ácida – quando não cínica – sobre tudo, principalmente quando estamos falando de pessoas e coisas que saem dos limites de Londres. Os militares americanos, por exemplo, são aqueles cujo discurso invariavelmente contém as palavras “detonar” e “foda”. O próprio escritor tem pontos em comum com sua criação, como a paixão por motocicletas e a admiração por Clint Eastwood. Escrito 8 anos antes de Laurie estrear no papel do doutor Greg House, “O Vendedor de Armas” é um romance que já traz algumas das qualidades que garantem o sucesso da série de TV, como a ironia, os diálogos bem construídos e o humor politicamente incorreto.

A obra esteve perto de ganhar uma adaptação para os cinemas, mas o projeto foi cancelado, por abordar questões relacionadas ao terrorismo. O autor espera que em breve o plano seja retomado e não descarta a possibilidade de assumir, ele próprio, o papel principal do filme.
GANHE UM EXEMPLAR:

Para ganhar um exemplar do livro “O Vendedor de Armas”, responda à pergunta: “O que você diria ao doutor House se você fosse o médico e ele, seu paciente?”. As 10 respostas mais criativas ganham um exemplar do livro.
Envie as respostas para faleconosco@istoe.com.br , com seu nome completo, endereço e RG.

Copyright © 2009 Enderson Marques All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates