Macho também tem hormônios...

Você deve se lembrar da adolescência, quando os hormônios sexuais ferviam pelo corpo. Ou do último acesso de choro de sua namorada... Mas se você se julga imune ao caos hormonal porque A) não é mais um adolescente ou B) é homem, reveja suas teorias. O fato é que, se você soubesse como o mau funcionamento dos hormônios atrapalha sua vida, você choraria como sua namorada. Quando estão desequilibrados, eles fazem você armazenar gordura, comer mesmo sem fome e até perder a capacidade de combater o estresse. Sem falar no risco aumentado de desenvolver diabetes, perder o sono e também as ereções. A realidade é que muita coisa pode dar errado. Use nosso guia e faça seus hormônios trabalharem pelo seu bem-estar.
> HORMÔNIOS DO ESTRESSE:
   CORTISOL E ADRENALINA
Defender-se de um rottweiler feroz ou de um cliente furioso provoca a mesma resposta no seu organismo: o hipotálamo enche seu sangue de hormônios, como cortisol e adrenalina, para colocar você em ação. "Esses hormônios agem como um sistema de alarme no seu corpo", explica a endocrinologista Vivian Fonseca, da Universidade de Tulane (EUA). Eles fazem com que seu coração bata mais rapidamente e dilatam seus tubos bronquiais para levar oxigênio ao cérebro e manter você alerta. Eles também liberam gordura e glicose na corrente sanguínea para fornecer energia nessa situação de emergência. "O cortisol ainda equilibra a retenção de sal, não deixa o organismo eliminar muita água nem a pressão cair", completa Maria Ângela Zaccarelli Marino, professora da Faculdade de Medicina do ABC, na Grande São Paulo. Definitivamente, não é pouca coisa.

Por: POR SOFIA SOLVES E HEATHER HURLOCK


Copyright © 2009 Enderson Marques All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates