Luxo e pechincha

VIRTUAL E COMPULSIVA
A médica Márcia Caruso com roupas e sapatos que comprou num site a preço de outlet
A médica Márcia Caruso com roupas e sapatos que comprou num site a preço de outlet
Comprar marcas de luxo com descontos de até 70% não é mais privilégio de quem aproveita a “black friday”, a sexta-feira depois do Dia de Ação de Graças em que as lojas fazem megaliquidações nos Estados Unidos. No Brasil, clubes on-line vendem artigos de luxo e roupas de grife para associados, em promoções anunciadas por e-mail que duram poucos dias.
Foi por meio de uma oferta assim que a médica paulistana Márcia Caruso, de 42 anos, calçou os sapatos de seus sonhos. “Quando recebi o e-mail com a promoção da Francesca Giobbi, fiquei felicíssima”, diz. “Comprei na hora, pela metade do preço.” Ela é associada do Superexclusivo desde 2008. “Eu sempre fui compradora virtual compulsiva. Acho perfeito, porque recebo um aviso por e-mail e compro roupas de grife com desconto.”
Os clubes de compras pela internet existem há tempos na Europa e nos Estados Unidos. Em 2002, o Private Outlet lançou a moda de oferecer pontas de estoque de marcas de grife a pequenos grupos cadastrados. Hoje tem mais de 15 milhões de clientes. No Brasil, a clientela de luxo a preços módicos é disputada por quatro principais clubes de compras on-line: Brandsclub, Superexclusivo, Coquelux e Privalia. A cada semana, eles oferecem novas oportunidades de compra aos clientes. Na promoção entra uma marca de cada vez, por tempo limitado, de três a cinco dias. As peças selecionadas são sobras de coleções passadas. Mesmo assim, os clientes não resistem às tentações enviadas por e-mail, já que os descontos chegam a 70%.
É possível encontrar roupas, bolsas e sapatos, cosméticos, móveis, eletrônicos, vinhos e até viagens. As promoções incluem marcas como Dior, Yves Saint Laurent, Marc Jacobs, Jimmy Choo, Lacoste, Ralph Lauren. Há coleções de estilistas nacionais como Gloria Coelho, Cris Barros, Isabela Capeto e Alexandre Herchcovitch.
O acesso aos sites é restrito. O motivo é não queimar a imagem de marcas que investem milhões em campanhas publicitárias que as liguem ao requinte e ao privilégio de possuí-las. “Para o lojista, é interessante colocar à venda parte de seu estoque, sem custo”, diz Paulo Humberg, diretor-geral do Brandsclub. “Somos como gestores de estoque das marcas parceiras: o excesso de mercadoria produzida, produtos com baixo giro, colocamos à venda em promoções.”
Para entrar nos clubes é preciso ser convidado por algum associado – uma diferença em relação à maioria dos outlets on-line, em que basta se cadastrar para comprar. Também é possível preencher um cadastro e aguardar em uma fila até ser aceito. “Não queremos excluir, apenas manter um grupo restrito. Porque se isso for pulverizado na internet, além de ultrapassar a quantidade limitada do estoque, pode ir contra a estratégia das marcas que vendemos”, afirma Juliana Messenberg, sócia e diretora comercial do Superexclusivo.
O público-alvo desses clubes são pessoas com idade entre 25 e 45 anos, das classes A e B, que têm poder aquisitivo e gostam de comprar pela internet, diz Pierre-Emmanuel Joffre, presidente da Coquelux: “São consumidores antenados, que normalmente não têm tempo de fazer o shopping que gostariam, com as marcas que gostariam. Eles procuram mais a praticidade da compra on-line e confiam nas marcas que nós escolhemos”.
Exclusividade à mão | |
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Os quatro principais clubes de compra exclusivos que oferecem produtos de luxo com descontos de até 70% | |
![]() | Brandsclub brandsclub.com.br É o líder do mercado. Tem mais de duas promoções semanais e parcerias com 325 marcas, que vão de Nike a Cartier e Hugo Boss. É o site mais bem organizado, mas é preciso ser rápido para comprar |
![]() | Coquelux coquelux.com.br Tem parceiros exclusivos e peças de acervo de desfiles de Isabela Capeto, Alexandre Herchcovitch e Gloria Coelho. Possui uma ferramenta de simulação de manequim para facilitar a compra |
![]() | Privalia br.privalia.com É um dos mais fáceis para se cadastrar. A navegação é um pouco difícil. Possui grande variedade de marcas comuns no mercado com descontos de até 70%, mas faltam grifes premium |
![]() | Superexclusivo superexclusivo.com.br O site vai completar dois anos. Tem parceria com marcas badaladas, como Ralph Lauren, e estilistas brasileiros, como Cris Barros. Também tem boa frequência de promoções |