Um ‘novo’ Facebook para valorizar buscas internas

O Facebook quer repetir o ciclo de transformações periódicas que o Twitter propõe e já estuda novas mudanças na página pessoal de cada pessoa cadastrada na ferramenta. A maior rede social do mundo começou a disponibilizar, a um grupo restrito de usuários, a nova interface do site. As imagens foram disponibilizadas pelos principais blogs do mundo.
A priori, as sutis mudanças não alteram o caráter de navegabilidade, já que permanece a estrutura de uma linha do tempo de informações de seus amigos no centro da página. Destaco a centralização e distribuição, em apenas dois espaços (no canto superior e na seção à esquerda do computador), de todas as configurações da página pessoal de cada usuário cadastrado.
A reformulação que mais me chamou atenção é a valorização do sistema de buscas interno, funcionalidade que já sofrera mudança em agosto deste ano: antes, no canto direito da página e, agora, na parte superior central, de acordo com as imagens divulgadas. Trata-se, mais uma vez, do mecanismo de valorizar uma pesquisa em tempo real, artifício que a Google ainda não domina e busca alcançar com o desenvolvimento de uma ferramenta própria, o Social Search.