Apagão causa transtornos e recorde de lentidão em São Paulo

Saiu no Folha Online
Que um apagão que durou aproximadamente uma hora causou transtornos e contribuiu para elevar o índice de congestionamento na cidade de São Paulo nesta terça-feira. Às 9h30, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrou 155 km de lentidão --o maior índice do ano no período da manhã, pela quarta vez em uma semana.

Com apagão, motorista enfrentou novo recorde de lentidão em São Paulo; marginal Tietê foi uma das vias mais congestionadas
Com apagão, motorista enfrentou novo recorde de lentidão em São Paulo; marginal Tietê foi uma das vias mais congestionadas
Ficaram sem energia elétrica bairros da zona sul de São Paulo e áreas de Embu e de Taboão da Serra, na região metropolitana. A AES Eletropaulo informou que o apagão foi causado por problemas na subestação Bandeirantes da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista e durou das 8h45 às 9h37. Aproximadamente 690 mil clientes foram afetados.
Devido ao apagão, semáforos ficaram apagados, o que contribuiu para aumentar o congestionamento. Segundo a assessoria de imprensa do Metrô, um trecho da linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) foi afetada pela falta de luz das 8h53 às 9h.
No aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo), o apagão prejudicou o check-in por aproximadamente 15 minutos, de acordo com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Os vôos, no entanto, não foram afetados.
Durante o apagão, o Corpo de Bombeiros recebeu chamados para socorrer pessoas presas em elevadores. Não houve registro de feridos.
Sem luz
A interrupção do fornecimento de energia atingiu 21 bairros da zona sul de São Paulo, além de partes de Embu e Taboão da Serra. Inicialmente, balanço da AES Eletropaulo apontava falta de energia em 24 bairros da zona sul e em parte de Embu.
Mesmo após o restabelecimento da energia, o motorista enfrentou tráfego complicado em São Paulo. Por volta das 14h30, eram 99 km de congestionamento na cidade --12,1% dos 820 km de vias monitoradas.
As causas do problema na subestação ainda não foram confirmadas. A CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista) é responsável pela transmissão da energia distribuída pela AES Eletropaulo.
Energia
O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), determinou à secretária de Saneamento e Energia do Estado, Dilma Seli Pena, um relatório sobre o apagão.
"Acompanhamos isso [apagão] com preocupação e vamos querer uma explicação muito convincente a esse respeito", afirmou o governador.
O presidente do Stieesp (Sindicato dos Eletricitários de São Paulo), Antonio Carlos dos Reis, Salim, afirma que a cidade está com sobrecarga de consumo de energia.
"Esse transtorno causado à população é reflexo da falta de investimento em recursos para melhoria na transmissão de energia. Em janeiro, os brasileiros foram alertados sobre a possibilidade de um apagão atingir todo o país. Como choveu todos esqueceram do risco, mas é preciso implementar uma racionalização de energia como foi feito em 2001, precisamos ser reeducados", afirma.

Copyright © 2009 Enderson Marques All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates